Uma das principais metas do desenvolvimento de um software deve ser:
Todo software possui clientes. Não importa se é um projeto interno da sua empresa, se é uma simples aplicação para dispositivos móveis, se é uma complexa API, ou qualquer outra coisa.
Se você já começou o desenvolvimento do software e ainda não sabe quem são os clientes e quais são os principais problemas desses clientes, recomendo começar essa identificação o mais rápido possível. Uma das grandes causas do fracasso no desenvolvimento de um software é não ter ninguém que queira utilizá-lo.
Um outro bom exercício é considerar você mesmo como o cliente número Zero de seu projeto. Mesmo no caso de você não ser um cliente direto, ajudará muito se você tentar estabelecer como o produto que você está desenvolvendo lhe trará algum retorno.
A título de exemplo, esses são os clientes do meu projeto LiveSource:
"Desenvolvedores de Software (incluindo programadores, gerentes de desenvolvimento, dono do produto e até possivelmente você que está lendo esse artigo)"
São várias as soluções que eu posso oferecer ao meu cliente, mas eu não vou simplesmente assumir que eu já saiba em quais eles estão mais interessados. Após várias entrevistas e apresentações de protótipo, percebi que "Melhorias de Comunicação" é o assunto que provoca mais reações nos meus clientes.
Você pode ajudar o projeto LiveSource respondendo a nossa pesquisa online:
http://www.surveymonkey.com/s/63GQJYS
Conquistar o primeiro cliente é um processo bastante iterativo. Você começa normalmente conversando com as pessoas e rascunhando um protótipo, depois você volta e entrevista seus prováveis clientes. Então você faz ajustes no protótipo e repete todo o processo novamente.
Em alguns projetos esse processo pode ser bastante rápido, demorando apenas alguns dias para você já ter um protótipo simples e eficiente, que provoque um feedback positivo nos seus clientes.
Já em outros projetos, esse processo pode demorar muito mais tempo, dependendo da capacidade que você tem de ouvir os seus clientes, do quanto das dificuldades de seus clientes você é capaz de entender e compartilhar e da habilidade que você possui para simplificar soluções.
No caso do LiveSource, eu tenho que admitir que minha capacidade para simplificar soluções está deixando a desejar. Eu comecei tentando oferecer uma série de soluções ao mesmo tempo e não conseguia conter tantas idéias novas que me vinham à cabeça a cada semana. Não deixe que isso aconteça com você...
Enquanto você refina seu protótipo, já comece a procurar por seus Early Adopters. Tente encontrar o quanto antes as pessoas que, mesmo por caridade, usariam o seu produto. O ideal é que usar seu produto mesmo em fase de desenvolvimento também seja uma vantagem para estas pessoas. Se você não consegue ninguém para testar seu produto, pense o quão mais difícil será conseguir clientes reais. Repita o processo de entrevistar clientes e refinar o protótipo até encontrar seus primeiros Early Adopters (Esse post do Seth's Blog pode lhe ajudar a entender).
Na maioria das vezes, para adquirir usuários você precisa que seu produto não somente funcione mas que também tenha personalidade. Saiba mais aqui neste post sobre Minimum Viable Personality.
Os Early Adopters de LiveSource são desenvolvedores amigos meus que já confirmaram que ajudarão a testar meu produto. Mas não se pode esquecer: amigos e familiares são ajuda somente para se iniciar um projeto. Clientes reais são aqueles que de fato trazem receita para a empresa.
Antes de adicionar uma série de funcionalidades ao seu protótipo, você precisar definir como os seus clientes usarão o seu produto no futuro, como será o seu ambiente de produção.
Para projetos de software grandes, definir e construir o ambiente de produção pode custar um grande esforço. Porém, postergar essa solução é um erro. Defina como os seus clientes acessarão o seu produto e construa uma Launch page no seu ambiente de produção. Com uma página de lançamento você já pode testar o seu mercado, gerar uma lista de contatos, validar sua idéia e principalmente confirmar se as pessoas se cadastrariam para utilizar o seu produto ou não.
O ambiente de produção do LiveSource custou inacreditavelmente meses para ser construído. Após um bom tempo gasto com testes e integrações entre as clouds existentes no mercado eu finalmente possuo um bom e flexível ambiente de produção, que conseguirá suportar um produto complexo como LiveSource e que utiliza ambas as clouds Amazon EC2 e Google App Engine.
O importante é que se comece a validar o mercado o quanto antes, já no início do desenvolvimento, ou senão ao mesmo tempo em que se está construindo o protótipo ou a infra-estrutura para o seu produto.
No caso do LiveSource por exemplo, você já pode se cadastrar acessando o endereço:
http://golivesource.com
Eu poderia começar a adicionar uma porção de funcionalidades a esse link, mas para ser Lean eu preciso descobrir qual tem mais valor para os meus clientes. E então simplificar essa funcionalidade ao máximo, começar a receber os feedbacks dos meus early adopters e validar meus pressupostos. Ou não.
Não importa o quão grande e complexo o seu produto seja, descreva em uma única frase a funcionalidade que tem o maior valor para os seus clientes. Esse é um bom começo para se definir o seu Minimum Viable Product.
Eu sei que LiveSource vai muito além da definição acima, mas sem nenhuma sombra de dúvidas, hoje eu entendo que focar nessa única funcionalidade, fazê-la funcionar com perfeição e validar os meus pressupostos com a realidade do mercado, é o que vai me ajudar a adquirir clientes reais da forma mais rápida e eficiente possível.
"O que é necessário fazer para se adquirir clientes."
Todo software possui clientes. Não importa se é um projeto interno da sua empresa, se é uma simples aplicação para dispositivos móveis, se é uma complexa API, ou qualquer outra coisa.
Se você já começou o desenvolvimento do software e ainda não sabe quem são os clientes e quais são os principais problemas desses clientes, recomendo começar essa identificação o mais rápido possível. Uma das grandes causas do fracasso no desenvolvimento de um software é não ter ninguém que queira utilizá-lo.
Um outro bom exercício é considerar você mesmo como o cliente número Zero de seu projeto. Mesmo no caso de você não ser um cliente direto, ajudará muito se você tentar estabelecer como o produto que você está desenvolvendo lhe trará algum retorno.
A título de exemplo, esses são os clientes do meu projeto LiveSource:
"Desenvolvedores de Software (incluindo programadores, gerentes de desenvolvimento, dono do produto e até possivelmente você que está lendo esse artigo)"
São várias as soluções que eu posso oferecer ao meu cliente, mas eu não vou simplesmente assumir que eu já saiba em quais eles estão mais interessados. Após várias entrevistas e apresentações de protótipo, percebi que "Melhorias de Comunicação" é o assunto que provoca mais reações nos meus clientes.
Você pode ajudar o projeto LiveSource respondendo a nossa pesquisa online:
http://www.surveymonkey.com/s/63GQJYS
Conquistar o primeiro cliente é um processo bastante iterativo. Você começa normalmente conversando com as pessoas e rascunhando um protótipo, depois você volta e entrevista seus prováveis clientes. Então você faz ajustes no protótipo e repete todo o processo novamente.
Em alguns projetos esse processo pode ser bastante rápido, demorando apenas alguns dias para você já ter um protótipo simples e eficiente, que provoque um feedback positivo nos seus clientes.
Já em outros projetos, esse processo pode demorar muito mais tempo, dependendo da capacidade que você tem de ouvir os seus clientes, do quanto das dificuldades de seus clientes você é capaz de entender e compartilhar e da habilidade que você possui para simplificar soluções.
No caso do LiveSource, eu tenho que admitir que minha capacidade para simplificar soluções está deixando a desejar. Eu comecei tentando oferecer uma série de soluções ao mesmo tempo e não conseguia conter tantas idéias novas que me vinham à cabeça a cada semana. Não deixe que isso aconteça com você...
Enquanto você refina seu protótipo, já comece a procurar por seus Early Adopters. Tente encontrar o quanto antes as pessoas que, mesmo por caridade, usariam o seu produto. O ideal é que usar seu produto mesmo em fase de desenvolvimento também seja uma vantagem para estas pessoas. Se você não consegue ninguém para testar seu produto, pense o quão mais difícil será conseguir clientes reais. Repita o processo de entrevistar clientes e refinar o protótipo até encontrar seus primeiros Early Adopters (Esse post do Seth's Blog pode lhe ajudar a entender).
Na maioria das vezes, para adquirir usuários você precisa que seu produto não somente funcione mas que também tenha personalidade. Saiba mais aqui neste post sobre Minimum Viable Personality.
Os Early Adopters de LiveSource são desenvolvedores amigos meus que já confirmaram que ajudarão a testar meu produto. Mas não se pode esquecer: amigos e familiares são ajuda somente para se iniciar um projeto. Clientes reais são aqueles que de fato trazem receita para a empresa.
Antes de adicionar uma série de funcionalidades ao seu protótipo, você precisar definir como os seus clientes usarão o seu produto no futuro, como será o seu ambiente de produção.
Para projetos de software grandes, definir e construir o ambiente de produção pode custar um grande esforço. Porém, postergar essa solução é um erro. Defina como os seus clientes acessarão o seu produto e construa uma Launch page no seu ambiente de produção. Com uma página de lançamento você já pode testar o seu mercado, gerar uma lista de contatos, validar sua idéia e principalmente confirmar se as pessoas se cadastrariam para utilizar o seu produto ou não.
O ambiente de produção do LiveSource custou inacreditavelmente meses para ser construído. Após um bom tempo gasto com testes e integrações entre as clouds existentes no mercado eu finalmente possuo um bom e flexível ambiente de produção, que conseguirá suportar um produto complexo como LiveSource e que utiliza ambas as clouds Amazon EC2 e Google App Engine.
O importante é que se comece a validar o mercado o quanto antes, já no início do desenvolvimento, ou senão ao mesmo tempo em que se está construindo o protótipo ou a infra-estrutura para o seu produto.
No caso do LiveSource por exemplo, você já pode se cadastrar acessando o endereço:
http://golivesource.com
Eu poderia começar a adicionar uma porção de funcionalidades a esse link, mas para ser Lean eu preciso descobrir qual tem mais valor para os meus clientes. E então simplificar essa funcionalidade ao máximo, começar a receber os feedbacks dos meus early adopters e validar meus pressupostos. Ou não.
Não importa o quão grande e complexo o seu produto seja, descreva em uma única frase a funcionalidade que tem o maior valor para os seus clientes. Esse é um bom começo para se definir o seu Minimum Viable Product.
Para exemplificar, no caso do LiveSource, "Melhoria de Comunicação" é o tema que tem maior valor para os meus clientes. Veja abaixo a definição do meu Minimum Viable Product:
- LiveSource é um Toolkit para web que carrega o código fonte de seu software e gera uma versão de fácil leitura desse código, compreensível por todos os integrantes da equipe de desenvolvimento inclusive pelos não-programadores.
Eu sei que LiveSource vai muito além da definição acima, mas sem nenhuma sombra de dúvidas, hoje eu entendo que focar nessa única funcionalidade, fazê-la funcionar com perfeição e validar os meus pressupostos com a realidade do mercado, é o que vai me ajudar a adquirir clientes reais da forma mais rápida e eficiente possível.
Resumindo, antes de começar a desenvolver o seu software:
- "Desassuma" seus pressupostos (Unassumer.com)
- Disponibilize uma página de lançamento (LaunchRock.com)
- Monte seu ambiente de produção
Adicionar mais funcionalidades ao seu MVP sem que os usuários finais já estejam utilizando satisfatoriamente as funcionalidades existentes pode ser um total desperdício de tempo e dinheiro. Na grande maioria das vezes é de fato o que acontece.
Não acabou ainda!! :-) Acompanhe a parte 2 deste post:
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